quarta-feira, 5 de junho de 2013

POLÍTICA DE SEGURANÇA E QUALIDADE





Política de segurança e qualidade
 
Vulmax


ÍNDICE
1-    OBJETIVO
2-    DEFINIÇÕES
3-    COMPROMETIMENTOS DA LEGISLAÇÃO
4-    DIALOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA (DDS)
5-    DOCUMENTAÇÃO NA FRENTE DE SERVIÇO
6-    PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE A SEREM SEGUIDOS POR FUNCIONÁRIOS DA VULMAX
7-     CONTROLE DE VEICULO E DIREÇÃO DEFENSIVA
8-    MEIO AMBIENTE
9-    EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
10- FERRAMENTA E EQUIPAMENTOS
11- PADRÃO OPERACIONAL
12- SAÚDE OCUPACIONAL
13- APROVAÇÃO








DADOS DA EMPRESA

Razão Social: V A de Souza Montagem Industriais e Vulcanização

CNPJ: 00.544.222/0001-75

Endereço da sede: Rua Rio Araguaia, 380 Água Limpa- CEP 27250-100- Volta redonda- RJ.

Endereço da Obra:


Ramo: Reforma de Pneumáticos Usados
N.º de Setores:
Efetivo: 35
C.N.A.E. : 2212-9/00
    Grau de Risco: 03




SESMT
Técnico de Segurança no Trabalho
Gilcimar Santos de Andrade
Rg. MTb: RJ / 008929.0

Administrador da Política
Rodrigo V. Machado
Gerente Operacional



  
1- OBJETIVO:

A VULMAX estabelece uma política visando à segurança, qualidade e meio ambiente em sua prestação de serviço para seus clientes terem uma maior confiança na organização da empresa e responsabilidade com o serviço prestado. A VULMAX tem por sua atividade principal a Vulcanização de correias transportadoras e montagem industriais. Que por isso serão feitos procedimentos tanto na parte técnicas quando na de segurança e meio ambiente que deverão ser seguido pelos nossos funcionários.


2- DEFINIÇÕES

Serão estabelecidos padrões de segurança, meio ambiente e padrões operacionais estabelecidos pela Vulmax e seus funcionários deverão ser treinados e orientados a seguir essa política criada pela empresa. Será criada também varias ferramentas para ser utilizadas pela  política de segurança e qualidade .
Essa política foi criada para melhoria das condições de trabalho dos funcionários, comprometimento de todos com os nossos clientes, preservação do meio ambiente e responsabilidades de seguir todas as normas regulamentadoras.

3- COMPROMETIMENTOS DA LEGISLAÇÃO

A Vulmax e todos os seus funcionários terão por obrigatoriedade de cumprir e fazer todos os cumprimentos das normas regulamentadoras (NR) de acordo com as leis do ministério do trabalho (MTE).
Serão cumpridas as normas com relação na parte de segurança e meio ambiente de acordo com cada NR, o não cumprimento da norma por funcionário ou ate mesmo a chefia será punido de acordo com a gravidade da falta a ser cometida podendo ate mesmo ser desligado da empresa dependendo do ato e da gravidade.

4- DIALOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA (DDS)

A Vulmax torna por obrigatório antes de qualquer atividade à realização do DDS com a escolha de um tema e evidenciado nos formulários da empresa com assinatura dos participantes, caso os funcionários não participe ou não seja feito o DDS o líder imediato da equipe ou responsável pela frente de serviço será parado a atividade e realizado a reunião em caso da equipe já ser residente, ou seja, já ter sido pego pele segunda vez sem ter feito a reunião será punida com advertência por escrito. 

5-DOCUMENTAÇÃO NA FRENTE DE SERVIÇO

As documentação necessário para uma frente de serviço são as seguinte em primeiro lugar ter a ordem de serviço da atividade, ter participado do DDS ter assinado o formulário e evidenciado  o tema da reunião,em seguida será elaborado com a participação de todos a análise preliminar de risco (APR) que deverá ter a participação e assinatura de todos os participantes da atividade a ser realizada, outro documento necessário e o check-list das ferramentas elétricas e manuais e da prensa de Vulcanização. Também e necessário a FISPQ (Ficha de segurança de produtos químicos) quando forem utilizados produtos químicos. Esses documentos são necessários nas frentes de serviço e proibidos começar as atividades sem todas essas documentações. Funcionários da Vulmax que não seguir esses procedimentos serão passivos de punição.

6- PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE A SEREM SEGUIDOS POR FUNCIONÁRIOS DA VULMAX

1-     
E obrigatório o uso de Epi em todas as atividades da Vulmax.
Advertência por escrito
2-     
Cumprir os procedimentos de bloqueio antes de começar qualquer atividade.
Demissão
3-     
Manter a área sempre limpa e organizada descarta os lixos e resido nos locais apropriados.
Advertência por escrito
4-     

E proibido jogar lamina no chão ou em qualquer outro lugar as laminas deverão ser colocadas norma garrafa pet e depois descartada no local adequado.
Suspensão
5-     


 Antes de usar ferramentas,manual,elétrica deverá ser feita o check list de cada ferramenta essas ferramentas só poderão ser utilizada com o check list das próprias.
Suspensão
6-     




Só poderá conduzir veículos da empresa condutores habilitados, e deverá ser feito sempre que utilizar os veículos os check list, e proibido conduzir veículos sob o efeito de álcool ou drogas ou sob o efeito de qualquer tipo de substancia alucino gênicas, usar sempre o cinto de segurança e dever dos condutores e dos passageiros manter a conservação do veiculo. 
Demissão
7-     

Antes de qualquer atividade e obrigatório ter a APR e todos os envolvidos na atividade deverão participa da elaboração da própria e assinar, na frente de serviço.
Advertência por escrito
8-     
Ao utilizar o estilete industrial e obrigatório o uso da luva de anticorte de kevlar.
Suspensão
9-     

Ao utilizar a cola para emenda a frio e a quente e obrigatório o uso de luva nitrílica e mascara de vapores orgânicos.
Suspensão
10-  
Na utilização da prensa de vulcanização e obrigatório fazer o check list da prensa antes de utilizar ela.
Advertência por escrito
11-  

 E proibido que funcionários de Vulmax lanche na área de qualquer unidade, ou no interior de veículos.
Advertência por escrito
12-  

Todos os serviços realizados deverá ter o relatório de serviço juntamente com a ordem do serviço.
Suspensão
13-  


Trabalhos realizados em altura acima de 2 metros ou com risco de queda mais não acima de 2 metros e necessário a utilização do cinto de segurança tipo para quedista com talabarte duplo.
Suspensão
14-  
Manter educação com companheiros de serviço e superiores na área.
Advertência por escrito
15-  
Mante uma postura segura e não causar ato inseguro na área.
Advertência
Por escrito
16-  

Respeitar a liderança e seguir todos os procedimentos da área de serviço.

Suspensão
17-  
O funcionário que receber uma advertência por escrito e não quiser assinar a advertência será afastado por 3 dias e descontado no dia de serviço ao retorna o funcionário devera assinar a advertência em caso de insistência para não assinar a advertência o funcionário será desligado da empresa.
Desligamento da empresa
7-CONTROLE DE VEICULO E DIREÇÃO DEFENSIVA

Somente poderá conduzir veículos da empresa funcionário habilitados e treinados e autorizado a dirigir o veiculo nenhum funcionário que não estiver nessas condições não poderá conduzir veículos. E responsabilidade dos condutos e o dos passageiros manter limpo e organizado, todos deverão seguir as norma de transito do código brasileiro e todos deverão esta utilizando o cinto de segurança, Não e permitido que condutores conduzam veículos sob efeito de álcool ou drogas.
Sempre devera ser feito o check list dos veículos e verificar todos os itens. Respeitar os limites de velocidade de acordo com as via.

8-MEIO AMBIENTE

Funcionários da Vulmax deverão seguir procedimentos de meio ambiente, e proibido descarta latas de cola para emenda a frio ou a quente em lugares não apropriados. O mesmo será feito com as sobras das borrachas deverá ser descartada em locais específicos. E dever também dos funcionários manter o local de serviço limpo e organizado. Não e permitido também jogar luvas ou qualquer outro tipo de Epi que não tem mais condição de uso na área funcionário que cometer esse ato será punido com advertência por escrito.
Devera também ser seguido s os procedimentos de coleta seletivos sendo respeitos os procedimentos de descarta os materiais de acordo com cada local para descarte.

9-EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

A Vulmax tem por obrigação fornecer e treina todos os funcionários de acordo com a NR 6.
O funcionário então tem por obrigação cuida e preserva e fazer a limpeza dos seus equipamentos e se observa alguma alteração no equipamento devera ser solicitada a troca imediata do equipamento.
Por motivo nenhum os funcionários deverão de usar o Epi na área não tem justificativa um funcionário ser pego sem o seu equipamento de proteção na área, funcionário que for pego sem o seu Epi na área será advertido por escrito.




10-FERRAMENTA E EQUIPAMENTOS

As ferramentas e equipamentos como a prensa de Vulcanização deverão sempre ser conservados e utilizados de forma correta pelo funcionário e após o uso deverão ser limpos e guardados de forma adequada.
A presa de vulcanização toda vez que for utilizada deverá sempre ser feito o check list da prensa pra utiliza La.
Todas as ferramentas manuais deverão ser inspecionadas antes de ser utilizada para ver se as mesmas tem condição de uso. No caso do tifor e das talha deverão ser feita também o check list antes de serem utilizadas. Já no caso das ferramentas elétrica como a furadeira, lixadeira e secador também e necessário ser feito o check list caso o contrario não poderá usar a ferramenta e se algum funcionário for pego utilizando a ferramenta sem ta com o check list ele será advertido por escrito. Os funcionários da Vulmax têm a total responsabilidade pelas ferramentas, conserva e limpeza das mesmas.

11-PADRÃO OPERACIONAL

A Vulmax estabelece um padrão operacional para as emendas a quente e a frio e seus funcionários são treinados para pode executar esses padrões, e obrigatoriedade dos funcionários seguir esse padrão de emenda.
O funcionário que não seguir o padrão estabelecido pela Vulmax será advertido por escrito. O treinamento e ministrado pelo responsável da parte operacional da empresa e tem a duração de 40 horas.



12- SAÚDE OCUPACIONAL

A Vulmax ministra também programas que visam a saúde ocupacional dos funcionários ministro palestra sobre doença ocupacional, doença sexualmente transmissíveis, alcoolismo, drogas. A Vulmax também fala sobre saúde dos funcionários como conserva a saúde no ambiente de trabalho ministra também programa de conservação auditiva e respiratória PCA e PPR e também os PPRA (Programa de prevenção de risco ambiental) e PCMSO (Programa de controle medico ocupacional)








13        APROVAÇÕES:
Elaborado por:
Aprovado por:
Gilcimar Santos de Andrade
Técnico Segurança do Trabalho


Rodrigo V. Machado
Gerente Operacional


Nenhum comentário:
Write comentários

Assine nossos Feed RSS
Se inscreva abaixo !